quinta-feira, julho 06, 2006

O "30"

O Manel era um puto ranhoso lá de S. Pedro do Sul. Era mais novo que eu uns 4 anos. Tinha por alcunha “33” porque andava sempre a correr pelas terriolas e dizia que ía a 33 à hora (velocidade estonteante). Para abreviar, a malta chamava-lhe 30.

Até aos 15-16 anos, eu costumava passar as férias com os meus avós em S. Pedro do Sul, mais precisamente no Fujaco (creio que já falei sobre esta terra, mas agora não me apetece verificar se o fiz) que fica num vale no meio da Serra da Arada. A casa dos meus avós fica no cimo do vale, ou melhor, já no alto da montanha que lhe dá acesso, e o sótão, cuja entrada se faz pelo lado exterior da casa, através duns degraus de pedra, tem um fosso estreito a separá-lo da estrada. Por norma, no final da tarde, eu estava sempre nesses degraus, na palheta com a malta. E a minha avó estava cá em baixo no pátio, no cházinho com as vizinhas e cunhadas e primas (sim, porque lá na terra, 90% da população é família). Numa dessas vezes, o 30 foi para lá melgar-nos. Era mesmo um puto ranhoso. Como era mais novo que a malta, não se encaixava nos temas de conversa. Nesse dia, achou que devia melgar-me. E melgou! Chamou-me feia e gorda. E a malta a rir. E claro, eu não gostei e para demonstrar-lhe o meu desagrado empurrei-o para o fosso. Partiu-se todo. Apareceu à minha avó a tremer que nem varas. A minha avó só perguntava:
- O que foi Manel? Que te aconteceu Manel? Manel? Estás bem rapaz?
E o Manel só apontava para cima, em direcção ao sotão, tentando balbuciar o meu nome, mas faltava-lhe o ar...e o pessoal cá em cima bem caladinho.

Desde esse dia, o 30 nunca mais se meteu comigo. Foi sempre muito educado. Hoje, quando visito o Fujaco, esboça um sorriso medroso sempre que me vê. Não vejo porquê. Era incapaz de fazer-lhe mal....

6 comentários:

Magnolia disse...

Não consigo parar de pensar no abrevianço dos 33 para os 30, looooooooool!!! (não me batas, não me batas, já te disse que és linda e magra? E fresca e fôfa? E...)

Camélia disse...

Já! Disseste-me à hora de almoço enquanto eu devorava uma perna de frango :P

Celi M. disse...

Uma vez empurrei um miudo mais novo do que eu porque nos tinha destruido a "Cabana" já que o grupo dele também tinha uma e afirmava ao bom estilo western que a aldeia era pequena demais para duas cabanas.
Agora cumprimenta-me sempre cordialmente, inda dizem que a violencia não leva a lado nenhum.

Camélia disse...

LOOOOOOOOL, lá está, para impôr respeito tem de ser assim ;)

Mipo disse...

És muito bonita, Camélia. E magra. A Mipo é amiga!

Camélia disse...

Obrigada Mipinha!! Eu sei que para ti, este 3º olho ainda me embeleza mais :D

Powered By Blogger