quarta-feira, novembro 08, 2006

Karaté - Uma questão de vocação

Com 15 anos decidi inscrever-me no karaté. O clube recreativo lá da rua tinha aberto inscrições recentemente para a modalidade referida e eu pensei “e porque não?” . E lá fui eu. Tinha aulas às Segundas, Quartas e Sextas, sempre às 19h00. O irmão da minha vizinha emprestou-me o kimono pois já tinha desistido do judo e tive apenas de comprar o belo do cinturão. Branco, como é óbvio. Bem, depois de ter reunido condições (essencialmente equipamento) para a prática do karaté, lá iniciei o meu percurso pelo mundo das artes marciais que se prolongou até eu ter completado 19 anos.

Não foi fácil! Não foi mesmo nada fácil! No primeiro dia o Mestre “rebentou” comigo. Eu não tinha Educação Física no liceu, logo não tinha qualquer preparação. Fiz tantos exercícios de aquecimento e repeti tanto a kata do meu dan (ou cinto, já nem me recordo o nome que atribuíam) que no dia seguinte nem conseguia sentar-me!! Com o passar do tempo, lá me fui habituando e ao fim de um ano já tinha arranjado alcunhas para alguns dos meus colegas e já era chamada para as demonstrações de combate (o chamado komité) essencialmente porque passava o tempo a gozar com o pessoal e era uma forma subtil do meu Mestre se vingar, cravando-me vigorosos socos no abdómen. Nem com esses castigos aprendi. Gozei com o pessoal até ter desistido do karaté.

Era impossível não gozar. Juro!! Só o facto de andarmos descalços era meio caminho andado! Imagine-se: adolescentes chulipentos a treinar! Blargh! Tanta vez que recusei fazer aquecimento com o Chulé Pé exactamente pelos motivos que me levaram a dar-lhe aquela alcunha. E os saltos de coelho? Era humanamente impossível para mim saltar à volta do ginásio quando o Peidorreiro se gazeava todo por cada pulo que dava. Eu passava o tempo todo a rir. Depois era a Carla Felpa, mas essa fazia parte do grupo de karatecas dos bombeiros: exibia com orgulho o seu peito felpudo. Dizia que eram pêlos de estimação. Daí a colocar-lhe o apelido de Felpa foi um tirinho. Depois havia o Urso. Era Urso porque quando emitia o Kiay (ou lá como é que isto se escreve), parecia um urso esfomeado após um longo período de hibernação: UUUUUUUÔOOOSSSSSS (era mais ou menos um som como este).

Lembro-me das palavras do meu Mestre quando a minha mãe o questionara sobre o estágio que eu ía frequentar:
- D. Mãe, a sua filha, bom, como é que eu vou descrever a sua filha?! Não quer ficar ao pé de fulano porque cheira mal dos pés, se ficar com beltrano é porque cheira mal da boca, portanto também não quer. Não grita nos exercícios (o kyai), porque diz que parece mal estar ali aos gritos. A meio dos combates, faz uma pausa para arranjar o kimono. Para ela tudo é motivo para dar largas à imaginação e divagar sobre o mais improvável. No entanto é uma pequena adorável....:S

E por aqui me fico. Farei mais relatos das minhas aventuras no mundo do karaté, até porque foram mesmo muitas. E do Body Pump também. E do Step. E do Volei. E tudo e tudo. ;)

11 comentários:

C. disse...

"Adorável"... Ui. Ao que a tua mãe respondeu..?

E ou tu és muito mázinha, ou então realmente saiu-te uma pandilha de colegas que de facto não lembra a ninguém..!

Camélia disse...

Mázinha não, Xôra dona C.! Mázinha, não!! Gozona! É mais forte que eu :S

Mas isso também explica porque é que me lixo tanta vez...

Magnolia disse...

Vais pagar pela boquinha o resto da vida, tens noção disso...
(Talvez seja melhor eu ficar caladinha, também!)

Camélia disse...

Também acho que é melhor ficares caladinha...pois, é que é mesmo melhor

Helluah disse...

o que ja me fizeste rir!!
ahahahahaha......

coisa ruim!!! a gozar assim com os colegas!!!!

Eu, entao, qd fiz parte da equipa de futebol, parava a meio dos jogos p ajeitar as meias e as caneleiras... pois....

Camélia disse...

Ora lá está!! Só tu p/me compreenderes Helluah!! Andava agora aqui uma pessoa a praticar o desporto toda mal arranjada...tsstss

C. disse...

Eu jogava hockey. E ia para a rua porque quando a coisa aquecia "ceifava" os adversários com o stick :S

Mas não lhes chamava nada de mal! JURO!

Camélia disse...

Sim sim...é mais bonito ceifar. Magoa menos do que chamar Urso ou assim. Eh!

C. disse...

Mau, mau era se os ceifasse E lhes chamasse nomes... E no fundo, no fundo, eles gostavam!

Mipo disse...

"Adorável"?! Com 3 olhos e fraldas?... Nem consigo imaginar os outros...

Helluah disse...

claro está camelia!! agora, a C. coisa feia, bater nos colegas..
mas compreendo-te, hockey eh um desporto que puxa a violencia, eu quando exprimentei tive mais vontade de mandar stikadas nos colegas do que no disco!!

Powered By Blogger