sexta-feira, novembro 02, 2007

Reunião de pais

Como o tempo passa, como o tempo passa! Fui convocada para uma reunião de pais na creche do meu filho que tem apenas 5 meses. A reunião demorou cerca de 2h30m para apresentação da equipa e "palestra" sobre o meio envolvente das crianças. Durante aquele tempo verifiquei que 90% dos encarregados de educação eram senhoras. Deviam estar presente cerca de 4 homens no meio daquele mulherame todo.

Ora se bem me recordo na altura em que estudava, pois ao contrário do meu filho, eu estive com os meus avós até entrar para a primária (outro sinal de que os avós de agora trabalham até mais tarde ou moram longe, e por isso lá vai a criançada para os depósitos infantis), o meu pai é que era o encarregado de educação. E isto acontecia com a maioria dos meus colegas: era o pai e não a mãe, como constato agora, quem atendia à reunião de pais. E até percebo porquê: ao existirem queixas do director de turma sobre o comportamento do filho(a), ainda por cima expostas à frente dos outros encarregados de educação, o pai tratava de aviar uns bons berlaites no educando assim que chegasse a casa. Seguidamente, o educando, com as nalgas vermelhas dos açoites e das traulitadas aviadas sem dó nem piedade, corre em pranto para a mãe, com as candeias a iluminar-lhe as narinas em busca de mimo e conforto. Aliás, muitas das vezes ficávamos a aguardar no recreio que a reunião terminasse e as traulitadas começavam logo ali. Um calduço a caminho do carro servia de aviso para o comenzal de berlaitas que levaríamos aquando chegássemos a casa. E assim era no meu tempo, com a maioria dos meus colegas.

Hoje a figura do pai é muito mais permissiva e as mães é que tomam a figura de domadoras. Mas as mães têm coração de manteiga (algumas) e dei por mim a assistir a comentários deste tipo:

- Nem sei que fazer! A minha filha está na fase das mordidelas e já tenho as pernas mordidas, numa lástima mesmo. Por muito que lhe faça ver, ela não muda!! - Mãe Chorosa

- Eu gostava de saber porque é que o meu filho, numa semana, apareceu todo mordido. Todos os dias leva uma dentada. E ele não morde! Não morde porque eu já lhe expliquei que isso não se faz!! (Mãe indignada)

- Olhem que isso de avisar os filhos tem muito que se lhe diga. Eu farto-me de avisar a minha e....(atende o tlm)....(desliga)...olhem vou ter de sair porque a minha filha (com 1 ano) acabou de abrir o lábio à irmã com uma colher de pau! (Mãe orgulhosa)

E eu só pensava: meu Deus...os filhos são isto?! Oh tempo volta p/trás! (Mãe apavorada)

9 comentários:

Helluah disse...

mmmm...e logo agora que eu estava a pensar seriamente em ser mae!!!

Helluah disse...

sempre posso deixar a maria francisca com a titi camelia! ahahahah

Sílvia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sílvia disse...

Ohh Diooooogo, cuidado com isso (numa brincadeira com uma colher de pau a fazer de espada)nesse preciso momento o meu querido filho escorrega, resultado: queixo aberto, ida ao hospital!!!
(mãe, que ja nao sabe o que fazer)

Sílvia disse...

Diogo nao vais fazer xixi na cama, pois não?
Não mãe eu durmo agarrado à pilinha!!!
Ser mãe é a melhor coisa do mundo

Camélia disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOL, já cá faltavas tu para apaziguar-me com as histórias do Diogo, o Peste! Pois realmente, basta-me pensar nas tropelias do teu filho para ficar mesmo APAVORADA!!!

Olha Helluah Josefina, tá mazé caladinha, vê lá se não tens o sobrinho Vicente a babar para cima das tuas calças novas! Os 4 pares MUUUHHHAAAAAHHHHH

Celi M. disse...

Isso de ser Diogo é dificil nos primeiros anos para os pais, mas depois compensa. ;) Os Diogos crescem para ser pessoas maravilhosas

Mipo disse...

bom remédio para as mordidelas das crianças: ferrar-lhes uma também! É bastante mais elucidativo do que uma explicação (resultou com o meu sobrinho que, não só não ficou traumatizado, como nunca mais tentou arreganhar-me a boca)

C. disse...

LOLOL. Esta Mipo não brinca em serviço, não senhora!

Com 5 meses já têm dentes..?

Powered By Blogger