segunda-feira, dezembro 18, 2006

O Natal

Como não podia deixar de ser, tenho que fazer aqui referência ao Natal, esse feriado que supostamente seria para celebrar o nascimento de Jesus, mas que hoje nada mais é do que um dia em que o cinismo se manifesta na sua origem mais pura. Claro que nem sempre pensei assim. Em catraia ansiava por este dia. Desde cedo que soube que o Pai Natal não existia, mas os meus pais mantiveram sempre a surpresa dos presentes na manhã de Natal até ao início da minha adolescência. E queria apenas relembrar aqui uma dessas manhãs de Natal, por tudo o que ainda hoje representa para mim (hummm, isto está a ficar um “cadito” lamechas). Adiante.

Tinha 6 anos. Dois meses antes, aquando o meu aniversário, já havia ficado completamente histérica quando vi uma Órbita vermelha novinha à minha espera no hall de entrada. Os meus pais andavam numa azáfama terrível e, ao contrário do que acontecia habitualmente, não me levavam às compras com eles. Deixavam-me com os meus avós. Suspeitei imediatamente de que estivessem a fazer as compras de Natal e passei as duas semanas anteriores a essa data, a vasculhar os cantos à casa à procura dos presentes escondidos. Mas nesse ano os meus pais queriam evitar a todo o custo que eu soubesse antecipadamente o conteúdo dos embrulhos, como havia acontecido nos dois anos anteriores, já que eu não expressei qualquer surpresa quando desembrulhei os ditos no dia de Natal. E conseguiram. Corri os cantos todos à casa, mas em vão. Não encontrei nada.

Na véspera de Natal fui dormir com a desilusão de ter apenas, perto da árvore de Natal, os presentes dados por familiares e amigos.

Na manhã do dia 25, levantei-me para beber água. Faltava-me uma pantufa. Fui descalça para a cozinha e deparei-me com uma montanha de presentes em cima da tampa do fogão. E com a minha pantufa também. Agarrei nos que consegui e saltei para a cama dos meus pais, completamente enebriada. Nem queria crer!! Os meus olhos faíscavam!! Os meus pais olhavam para mim completamente embevecidos. Nunca mais vou esquecer-me desse Natal.

Agora que espero um filho, pergunto-me se irei achar graça ao Natal novamente. Mas acima de tudo anseio por sentir o mesmo que os meus pais sentiram quando viram a alegria da filhota deles a desembrulhar os presentes e a agradecer-lhes com o olhar pois nem conseguia falar! A mesma alegria que vi 22 anos depois quando desembrulhei um presente de casamento que eu nunca havia esperado receber. Um presente de casamento que afinal era só mesmo para mim.

E antes que abra aqui o berreiro, deixo a lista de presentes que recebi (dos meus pais) há 25 anos atrás. A saber:
- Um pónei azul (My Little Pony) com cabelos cor de rosa;
- Um conjunto de tecelagem (até fiz uma carteirinha em lã para colocar o passe);
- Uma boneca de trapos que ficou a chamar-se Patusca (porque, de facto, era-o);
- A quinta dos Pin Y Pon’s
- Uma camisola do Balão;
- Umas peúgas com corações;
- Dois pares de cuecas: um com o desenho do Piu-Piu e outro com o Sylvester;
- Um par de ganchos para o cabelo, em forma de laçarotes.

Sem cinismos, desejo-vos “ A TODOS UM BOM NATAAAAAALLL” !!!

7 comentários:

ah e tal disse...

LOL BOM NATAL pequeno monstro de capa e 3 olhos, "prenho"...
Diverte-te muito!!!

p.s: eu tb tive os póneis!!!

Camélia disse...

LOOOOOOOOOL, "prenho" é bonito!

Feliz Natal Ah e Tal (inté rimou ;))

C. disse...

Eu também tive uma Órbita vermelha!! E Pin Y Pons e Pequenos Póneis também... Para mim, o Natal deixou de ter a menor piada quando os meus pais se divorciaram e tudo se complicou, mas antes disso adorava. Por causa das prendas, claro. Agora, detesto, detesto, detesto.

Parece-me bem que sim, que vais voltar a tirar prazer do Natal, porque vais poder vê-lo pelos olhos do piqueno 3 olhinhos (olha lá, mas quando é que o puto tem nome??). Claro que Natal é quando uma gaja quiser, mas quando há crianças à mistura imagino que seja muito, muito difícil não se deixar levar pelo "bom" espírito natalício, apesar do seu lado naturalmente consumista. E espero que possas sempre dar ao catraio essa alegria que sentiste. Fica provado que receber prendas é bom, mas maravilhoso mesmo é o resto...

Helluah disse...

eu postei um comentario aqui... mas desapareceu.. hmpf


Feliz Natal pancinhas!! muitas felicidades, e de certo que seras uma mae ja sabida e sabes onde esconder as prendas para o puto!!
beijocas grandes!

Mipo disse...

Desejo um bom Nataaaaaaal para todos vóóós!

p.s.: eu amava os pin y pons!

Alex disse...

Ai que recordação tão bonita! Deixou-me com os olhos molhados:) a parte do desembrulhar das prendas na cama dos teus pais... E como ainda te lembras da lista toda de prendas...

Quando souberes se com uma criança tua a magia do Natal regressa anuncia aqui. Eu também suspeito que só dessa maneira é que me acontece o mesmo mas quero saber em primeira mão...

Mas nao acabes a fazer o que se vê tanto agora: os miúdos a escolherem as prendas de natal no Toys'R'Us ou no Jumbo. Eu até desconfio que quando estas crianças crescerem vai deixar de haver Pai Natal (se calhar nessa altura é a cegonha Leopoldina que tráz os brinquedos no bico:P ).

Alex disse...

Ah que saudades da minha Órbita (a minha era azul, claro). Era daquelas que lembram motas harley. Como no filme do ET. E por falar nisso o quanto eu desejei que a minha um dia levantasse voo comigo em cima:P

Acho que ainda vou tentar recuperá-la. Está algures na casa da avó, a somar ferrugem...

Powered By Blogger