quinta-feira, março 22, 2007

O Gaixobêta

Bem sei que o nome é estranho, mas eu explico porquê:

O Gaixobêta era o engenhocas lá do Fujaco, essa bela povoação situada nos vales da Serra da Arada em S. Pedro do Sul, onde eu em petiz passava as minhas férias de Verão, conforme já referi em posts anteriores.

Desconheço qual o verdadeiro nome do Sr. Esta alcunha - Gaixobêta - estava relacionado com a forma como falava. Gaixobêta queria dizer "raios te sobertam". E ele dizia:

- Ai gais to xobêtam!!!

E a malta para abreviar, colocou-lhe o Gaixobêta.

Ora bem, eu apenas queria relatar aqui um episódio com este senhor como protagonista, no tempo em que o Fujaco era ainda mais bucólico que actualmente. Não havia electricidade, as estradas de acesso não passavam de meros caminhos de terra batida onde só passava um carro (era melhor um jipe), havia apenas um telefone na povoação e duas televisões alimentadas com baterias. Ainda me recordo de levar as garrafas de vinho e de sumo para a fonte afim de mergulhá-las para refrescar, já que a água da serra corria gelada por ali, mesmo nos dias mais quentes de Verão. Há noite, tinha os candeeiros a azeite e o Petromax para a hora do jantar pois sempre fornecia uma luz mais forte.

O meu pai entretanto enviou uma carta e fotografias do Fujaco para a RTP a alertar para esta situação. No ano seguinte iniciaram-se os trabalhos para a instalação da electricidade e o alargamento dos caminhos que anos depois originaram estradas devidamente alcatroadas. É aqui que se verifica o episódio que pretendo relatar.

O Gaixobêta, homem dos 7 ofícios, estava na altura a "encabeçar" a instalação da electricidade, mais precisamente, a trepar os postes para fazer a ligação dos fios.

Eu estava a chegar de Lisboa com os meus avós e os meus pais. O meu avô tratou logo de cumprimentá-lo:
- Eh lá Gaixobêta! Então como vais homem? Tu é que andas de volta dos postes?

E o Gaixobêta, cumprimentou o meu avô efusivamente, abrindo os braços:
- Eh Ti Bernardinooooooo - e como tinha aberto ambos os braços, estatelou-se no meio do chão.

Basicamente, partiu-se todo. Basicamente, comi nas trombas porque toda a gente estava aflita com o estado do senhor e eu não conseguia parar de rir e apontar p/desgraçado do homem. Minutos depois o Gaixobêta gemia com dores, e eu sorvia o ranho e limpava as lágrimas das duas cachaporras que levei no meio dos dentes.

Duas semanas depois o meu pai, que vinha no seu carocha, viu o Gaixobêta de braço ao peito e deu-lhe boleia. Além de ter pedido encarecidamente para sair da viatura após 10 minutos de viagem (terra batida, carocha, suspensão inexistente, homem todo partido), o Gaixobêta deslocou uma costela e teve de regressar ao Hospital de S. Pedro do Sul.

Maneiras que era isto que eu queria relatar acerca do Gaixobêta...

5 comentários:

Celi M. disse...

Azarado do senhor! Eu conheço uma história idêntica, mas passada numa igreijinha nas imediações de Évora. Um par de senhoras estavam a enfeitar uma altar. A senhora que eu conheço estava emprequilitada numa escada enquanto a outra segurava a dita cuja. Findo o trabalho pergunta a senhora lá de cima: "Tá bem assim?" Ao que a outra responde: "Daqui não vejo bem, deixa-me ir ver lá do fundo" e largando a escada foi ver lá do fundo. A senhora de cima ficou a ver o fundo do altar de perto e esteve 2 semanas no hospital para recuperar da queda.

Alex disse...

LOL

Amodosque... Esta cena dava um filme:D

Camélia disse...

Celi: LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL o que eu me iria rir por causa da senhora ir ver lá ao fundo

Bratt: São tantas cenas que quase dava para uma séria com direito a temporadas e tudo ;)

Quintoino: QUEM TE MANDOU ANDAR A JOGAR AO GUELAS DEPOIS DOS INTERVALOS???

Helluah disse...

ai melher, tu fica sabendo que eu traduzi esta historia à minha flatmate que olhava para mim intrigada enquanto eu me ria e roncava ao mesmo tempo!! sorte tive de nao cuspir o cha quente que estava a beber e queimar-me toda!! ahahah.. n consigo parar de rir!

styska disse...

coitado do sr =S lool

Powered By Blogger