terça-feira, maio 23, 2006

Karateca

Desde que descobri as maravilhas do Voleibol (aos 12 anos) que comecei a gostar de desporto. Escrevo isto porque até lá, fui sempre moçoila de boas notas (gaba-te) excepto a Educação Física, de onde colhia, como fruto da minha dedicação à cultura do corpinho, uma bela de uma nota negativa. Entretanto, quando confrontada com a área a escolher para o 10º ano, tive de mudar de liceu e fui para uma escola onde não existiam actividades físicas, uma vez que a mesma não tinha condições para isso. Bem, no clube recreativo da minha rua haviam alguns desportos, bem ok, eram só 2: karaté e ginástica de manutenção. Optei pelo karaté porque não estava para levar com as velhotas a arfar por causa de meia dúzia de abdominais e porque também iria ter a possibilidade de, com a prática, poder sovar putos ranhosos até me cansar.

Pratiquei karaté durante 4 anos. Cheguei a cinturão azul (para quem tenha curiosidade, a modalidade era o Shotokai). Adorei aqueles 4 anos. Tenho muitas saudades! Mesmo muitas! Mas eu não tinha vocação para aquilo! Não queria gritar nas Katas (creio que é assim que se escreve) porque parecia mal. Estava sempre a levar no totiço, porque o meu Mestre insistia que eu tinha de deixar as manias à porta. Nos alongamentos, ou quando fazíamos Komité, não queria ficar com alguns dos meus colegas porque cheiravam mal dos pés e eu não estava para suportar pés chulipentos nos meus ricos ombros. Coloquei alcunhas a todos. O primeiro a quem coloquei alcunha foi ao Peidorreiro: nos saltos de coelho o moço peidava-se que nem um balão sem baraço. Nas aulas quase sempre era escolhida pelo meu Mestre para as demonstrações. Isto porque além de ter um excelente abdominal, estava sempre na galhofa. Assim ficava logo sossegada.

Adorava os estágios. O estágio da Aroeira foi o melhor. Lembro-me como se fosse hoje, principalmente da areia a pesar-me nas baínhas do kimono, às 06 da manhã, a correr à beira-mar. Mas era tudo muito divertido. E um ambiente que não se encontra facilmente. Aliás, não se encontra! Bem, não vou alongar-me mais. Já dei aquele suspiro do "aaaahhhh saudade". Fico-me por aqui. Por aqui.

5 comentários:

Folha de Chá disse...

E que tal um regresso aos treinos? :) Se calhar até gostavas e descobrias que continuas em forma. :) Até hoje, não tive nenhuma aula de karaté, mas todas as pessoas que conheço que praticaram ficaram com saudades e vontade de regressar. :)

marsalho disse...

Os detalhes das tuas recordações provocam-me arrepios, e dos grandes... comparáveis àqueles que me provocam suecas gémeas.

Camélia disse...

Folha (bom dia :)): eu bem que gostava de regressar, mas hoje tenho a vida tão preenchida que não consigo encaixar mais nada! Infelizmente tenho de ficar-me pelas caminhadas à beira-rio....

Marsalho, fofo: LOOOOOOOOOOOOL

Mipo disse...

e ainda te lembras dos movimentos?

Camélia disse...

Lembro-me de todos, não tenho é a agilidade que tinha. Acho que até o simples acto de levantar a perna para um pontapé iria levar-me a uma semana nos cuidados intensivos :D

Powered By Blogger